Resende (RJ) – No dia 26 de outubro, o Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), por intermédio da Divisão de Acompanhamento Doutrinário e Lições Apreendidas, do COTER, detalhou para os cadetes do 4° ano da Academia Militar das Agulhas Negras, a Sistemática de Acompanhamento Doutrinário e Lições Aprendidas (SADLA), no âmbito do Exército Brasileiro.

Em sua apresentação, o representante do C Dout Ex ressaltou que a SADLA é o processo que reúne os conhecimentos militares disponíveis por meio das experiências doutrinárias oriundas da instrução individual e coletiva, dos exercícios de adestramento e do emprego da Força em operações militares, visando à evolução contínua da Doutrina Militar Terrestre.

Esse conceito busca, antes de tudo, aproveitar o conhecimento obtido pela prática dos corpos de tropa, podendo assim interferir positivamente tanto no preparo quanto no emprego por meio de lições aprendidas e melhores práticas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aos cadetes, futuros comandantes de pelotão de suas organizações militares, ficou evidente a importância e a correta utilização da plataforma digital do Portal de Lições Aprendidas, onde os usuários podem submeter suas propostas, editá-las, acompanhar seu andamento, consultar outras propostas em processamento, fazer comentários, além de ter acesso ao banco de dados de lições aprendidas e melhores práticas já homologadas pelo C Dout Ex/COTER.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).