Google News

Por Jorge Marin via nexperts

Conforme publicado no Núcleo, veículo jornalístico da agência, nesta sexta-feira (14), as informações foram disponibilizadas no serviço europeu Calameo, uma ferramenta da Web que permite criar de forma gratuita e rápida conteúdos para publicações e compartilhá-los em formato PDF.

O Núcleo afirma que, antes de divulgar a notícia, entrou em contato primeiramente com o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), e a retirada do link aberto para o livreto com as informações confidenciais foi feita logo em seguida. A informação sobre esses dados expostos foi repassada ao Volt Data Lab por uma fonte que não quis se identificar.

Conteúdo confidencial do Exército Brasileiro

blank
Livreto com informações confidenciais de militares ficou exposto durante dias.
Fonte: Núcleo

Embora a publicação não vá, naturalmente, reproduzir nenhum material sigiloso do comando de nossas forças de segurança, ela detalhou que entre os dados disponibilizados encontravam-se algumas informações particulares dos oficiais, como: telefone e e-mail, endereço físico, nome da esposa e nome de auxiliares.

Em resposta ao Núcleo, o CCOMSEx informou “que o referido material, na versão digital, é anterior à pandemia” e que “a Força possui normas e realiza orientações para segurança de tecnologia da informação e comunicação”.

Apesar de o esclarecimento ter sido feito, nada foi dito a respeito sobre o fato de se tratar de informações privativas do Exército Brasileiro. Na capa do livreto baixado pela agência consta em vermelho que o seu acesso é restrito, além de uma nota interna conter a informação de que qualquer cópia impressa deve ser destruída e cópias digitais, excluídas permanentemente. A data do livreto baixado é de 03 de maio de 2021.

Fonte: TecMundo / Núcleo

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui