A Base Naval de Aratu (BNA) realizou, no dia 8 de maio, a desdocagem da Corveta “Caboclo” no Sistema Elevador de Navios (SELENA). A Corveta é subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL) e desempenha um papel fundamental na fiscalização das águas territoriais brasileiras. Realizando atividades de patrulha e inspeção naval, a Corveta “Caboclo” garante os interesses nacionais no mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Período de Docagem de Rotina (PDR) da Corveta “Caboclo”

A desdocagem da Corveta “Caboclo” marcou a finalização de um Período de Docagem de Rotina (PDR) de 174 dias. Durante esse período, foram realizados diversos serviços essenciais para a manutenção da embarcação, incluindo hidrojateamento de 40.000 PSI e pintura das obras vivas, inspeção dos eixos, pé galinha com metalização e usinagem dos espelhos e revisão com retífica dos Motores de Combustão Auxiliares (MCA) 1 e 2. Os reparos realizados durante o PDR cumprem com o propósito de restabelecer a capacidade operativa do meio naval.

A missão da Base Naval de Aratu e a conclusão do serviço prestado à Corveta “Caboclo”

A conclusão do serviço prestado à Corveta “Caboclo” reforça a missão da Base Naval de Aratu em prover manutenção e reparo aos meios navais na área do Comando do 2º Distrito Naval. Com a finalização do PDR da Corveta “Caboclo”, a Base Naval de Aratu demonstra mais uma vez seu compromisso com a excelência em serviços de manutenção e reparo naval, contribuindo para a segurança e soberania do Brasil nas águas territoriais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).