Nos últimos dias de julho, mais especificamente de 26 a 28, ocorreu um evento marcante na 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, também conhecida como “Bateria Coronel Luiz Carlos Fialho”, em Sant’Ana do Livramento (RS). Trata-se do Acampamento de Conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC) do corrente ano. O início da atividade foi marcado por uma cerimônia realizada no pátio de formaturas da organização militar, dando início a uma série de provações que definiriam os novos líderes entre os soldados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Teste da Liderança: A Avaliação das Patrulhas

CFC 1

Após a cerimônia inicial, os soldados foram divididos em patrulhas. O objetivo dessas patrulhas era avaliar a capacidade dos participantes de exercerem liderança, e ao mesmo tempo, testar o seu espírito de corpo e espírito de cumprimento de missão em situações desafiadoras. Durante estes dias de intensa atividade, os soldados tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades e competências adquiridas durante o curso.

A Coroação do Esforço: A Solenidade de Encerramento

CFC 7

O encerramento do CFC 2023 foi marcado por uma solenidade militar, durante a qual foram entregues os diplomas de destaque. Neste dia especial, os soldados Ederson Maciel Dias e Ualisson Kunrath dos Santos receberam o diploma de destaque geral do campo e destaque camaradagem do curso, respectivamente. Em um momento emocionante, o comandante da subunidade fez uso da palavra para parabenizar os soldados pelo objetivo alcançado, bem como todos os demais concluintes do CFC.

Olhando para o Futuro: O Legado do Curso de Formação de Cabos

Com a conclusão do Curso de Formação de Cabos, uma nova etapa se inicia para estes militares. Agora, como cabos, eles estão preparados para assumir novas responsabilidades e desafios em suas carreiras. A experiência e o conhecimento adquiridos durante o curso, com certeza, contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).