São Gabriel da Cachoeira (AM) – Ao amanhecer de 7 de outubro, com os primeiros raios de sol, foi realizado o cerimonial de início do Curso de Formação de Sargentos Temporários (CFST/22), na 21ª Companhia de Engenharia de Construção  (21ª Cia E Cnst).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o cerimonial os alunos foram observados na preparação individual para o início do Curso, e também, no desenvolvimento, atributos da área afetiva, necessários a um Sargento de Engenharia, característicos da profissão militar, tais como autoconfiança, cooperação, criatividade, decisão, entusiasmo profissional, iniciativa, persistência e camaradagem.

O Curso terá duração aproximada de seis meses, e ao final da capacitação estarão aptos a atuarem nas vertentes da Engenharia de combate e de construção.

Na vertente de combate, apoiarão as armas-base, facilitando o deslocamento das tropas amigas, reparando estradas, pontes e eliminando os obstáculos à progressão e, ainda, dificultando o movimento do inimigo.

Na vertente de Engenharia de Construção, em tempo de paz, colaborarão com o desenvolvimento nacional, construindo estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras.

Fonte: 21ª Companhia de Engenharia de Construção

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).