O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou, no período de 05/12 a 11/12, o 4º Camping Militar Paralímpico, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o CEFAN. O Camping foi uma das ações do Programa Militar Paralímpico (PMP), que reuniu 27 paratletas militares reformados das Forças Armadas e Auxiliares, além de Agentes de Segurança Pública, para a experimentação de treinamentos nas modalidades de Tiro Esportivo e Tiro com Arco.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a participação de militares indicados pelas Forças, que foram capacitados para realizar a classificação dos paratletas nas modalidades paradesportivas, e auxiliaram em toda a condução do Camping.

i2112178245405385Durante a semana, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, acompanhado pelo Diretor do Departamento do Desporto Militar (DDM/CDMB), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, fez uma visita às atividades e pôde presenciar os treinos dos possíveis representantes da Equipe Militar Brasileira de Paradesporto.

A maior delegação presente no evento foi da FAB, composta por 13 militares que estão empenhados a colaborar para o desenvolvimento do Paradesporto Militar do Brasil.

i2112178245707628

A Sargento Natache de Oliveira Sidou Costa foi diagnosticada com esclerose múltipla. “Esse Camping foi muito importante para minha vida, pois foi o meu primeiro evento militar após este diagnóstico, e acabei conhecendo outros atletas e militares que, apesar de suas deficiências, estavam alegres e dispostos a fazer cumprir nosso dever de militar, participando de formaturas e da rotina que tínhamos’, comentou.

Fotos: Tenente Peluso / CDA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).