Outubro é o mês em que ocorrem as celebrações alusivas ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados no dia 23. Para marcar as conquistas, a Instituição promove, pelo Brasil, diversos eventos. O primeiro deles foi a celebração inter-religiosa em ação de graças, que aconteceu nessa terça-feira (04/10), no Hangar do Grupo de Transporte Especial (GTE), na Base Aérea de Brasília (BABR). O ato foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou, ainda, com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica; de Oficiais-Generais e convidados, entre eles representantes das religiões Católica, Evangélica e Espírita.

i2210414503701810Para o Comandante da FAB, o ato renovou o desejo de fé, esperança e a motivação para construir cada dia mais um país melhor. “Queria agradecer a cada um dos senhores e organizadores, rogando para que tenhamos mais um Mês da Asa de intensas celebrações e reflexões em prol da nossa Força Aérea e do nosso Brasil”, destacou o Oficial-General.

Momentos inter-religiosos

O Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, realizou a benção final e discursou aos militares presentes. “Parabéns, meus filhos amados, me permitam chamá-los assim, pois desde o primeiro momento nomeado pelo Papa Francisco já rezava por todos vocês, sem saber do rosto, sem saber sequer os nomes, mas já eram meus filhos. Coragem e confiança. Estamos em tempos difíceis, mas nossa luz, nossa meta e nosso guia é Jesus”, lembrou.

i2210414500305762Já o Representante Evangélico, o Adjunto do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica (SARA), Capitão Capelão Ronisaulo Lima de Oliveira, rogou a Deus toda sorte de benção a quem constrói, dia após dia, a Força Aérea Brasileira. “Deus os abençoe, para que as páginas da nossa história, escritas nesse tempo, sejam capazes de transmitir uma bela imagem de nossa Força, como no passado fizeram os que nos precederam. Deus abençoe nossos Aviadores, para que tenham sempre o ânimo forte e nossas aeronaves, para que sejam instrumentos eficazes para cumprir a missão de todos os dias”, salientou.

O Representante Espírita, Coronel Aviador Rodrigo Goretti Piedade, também transmitiu a mensagem. “Que Deus continue iluminando e protegendo a Força Aérea Brasileira, seus integrantes, familiares e o nosso querido Brasil. Que nossos voos continuem sendo conduzidos pelos olhares atentos de nosso Protetor e sempre com a presença de Jesus em nossos corações”, disse o Oficial.

i2210414501503736Durante a celebração, que aconteceu como forma de abençoar os militares, foram entoados cânticos, foi feita a leitura de versículos bíblicos e reflexões. O evento contou, também, com a apresentação de membros da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB).

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Andre Souza e Sargento Rayanne / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).