blank

Google News

O Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa), da FIESC, promoveu reunião de industriais de Santa Catarina com representantes das Forças Armadas. O encontro serviu para mostrar as oportunidades de suprimento, pelas empresas locais, de demandas do Comando Logístico do Exército.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A apresentação foi conduzida pelo diretor de material do comando logístico do Exército Brasileiro, General Everton Pacheco Silva. Ele detalhou os formatos e processos de licitação abertos pela União para fornecimento de produtos e serviços aos militares. “A orientação do governo é desfragmentar o controle de compra das Forças. Esses encontros servem justamente para alinhar produção local com as necessidades militares. Diante da realidade catarinense, tudo que for ou puder ser produzido no Estado, será comprado aqui”, explica o general.

A organização de compra dos militares passa por três categorias: insumos, serviços e materiais industriais. Santa Catarina faz parte da quinta região militar do Brasil e se destaca pelo fornecimento de itens para manutenção das tropas. Em 2021, o Estado comercializou com o Ministério da Defesa R$ 302 milhões, com destaque para o fornecimento da indústria têxtil (confecção e couro), de produtos químicos e plástico, de alimentos e bebidas, de máquinas, peças e de equipamentos tecnológicos.

Em Santa Catarina, 14 organizações já são cadastradas como Empresas Estratégicas. Outras duas organizações estão cadastradas como Empresas de Defesa. Há oportunidades também para as micro e pequenas. Elas podem se credenciar ao fornecimento militar, mas precisam contemplar, individualmente ou em parceria com outras empresas, a demanda militar prevista.

Independente do tamanho, toda empresa interessada em negociar com as Forças precisa estar cadastrada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/conheca-o-compras/sicaf-digital) e no Portal de Compras Governamentais (https://www.gov.br/compras/pt-br).

O encontro entre o Comdefesa, empresários e militares faz parte das ações de relacionamento que antecedem a SC Expo Defense. Nos dias 19 e 20 de maio, na Base Aérea de Florianópolis, a Feira vai possibilitar a exposição de produtos de tecnologia, inovação e defesa. Também serão apresentadas diversas oportunidades de conexão e de fechamento de negócios para o segmento da defesa nacional e internacional.