Torre de lançamento inaugurada em Belém (PA)

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou, no dia 24 de maio, a cerimônia de inauguração da Torre de Lançamento “Suboficial Medeiros”, em Belém (PA). A construção foi iniciada em setembro de 2020 e finalizada em maio deste ano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A torre de lançamento é um equipamento que proporciona o adestramento de dois métodos de infiltração de tropa conhecidos: o Rappel e o Fast Rope. O primeiro método permite a infiltração em locais de difícil acesso que não permitem pouso de aeronaves de asas rotativas, situação comum no ambiente amazônico. O segundo método consiste em uma técnica de descida rápida por meio de cabo vertical e também é bastante adequado para a infiltração rápida de Fuzileiros Navais, no contexto de situações hostis, em ambiente naval, ribeirinho, de selva, urbano ou montanhoso.

A torre contribuirá para o adestramento das técnicas citadas, proporcionando o emprego dos helicópteros de maneira mais racional, já que os combatentes anfíbios ribeirinhos estarão previamente familiarizados e preparados para acessarem terrenos complexos com o apoio de aeronaves.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).