No dia 26 de abril, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO), em Manaus (AM), recebeu a visita de 20 alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo foi apresentar as fases e o processo de produção cartográfica no âmbito do Serviço Geográfico do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A programação iniciou com uma palestra no auditório do 4º CGEO, que abordou a sistemática e a dinâmica das fases da produção cartográfica e os desafios enfrentados pelos militares no mapeamento da região Amazônica. Em seguida, os alunos visitaram as seções da Divisão de Geoinformação (DGEO), responsável pela produção de cartas topográficas, onde puderam conhecer a linha de produção, equipamentos e softwares utilizados.

O professor Dr. Rogério Ribeiro Marinho, do Departamento de Geografia da UFAM, destacou a importância da atividade, ressaltando que a visita proporcionou aos alunos iniciantes uma oportunidade de aprender sobre o processo de levantamento de dados cartográficos na região Amazônica, beneficiando o processo de ensino-aprendizagem.

A interação com os estudantes enriqueceu o aprendizado acadêmico e promoveu a divulgação de novas tecnologias e processos empregados na cartografia nacional. Além disso, permitiu que o Exército Brasileiro fortalecesse seus laços com a comunidade local e valorizasse a política de “Portas Abertas” das organizações militares junto à sociedade.

article?img id=16584672&t=1683038894992
article?img id=16584673&t=1683038895127
article?img id=16584674&t=1683038895184
article?img id=16584675&t=1683038895241
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).