Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Comando Militar do Norte (CMN), com sede em Belém (PA), lançou nesta segunda-feira (3) o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), que tem como objetivo incentivar a pesquisa e produção científica em temas relacionados à Segurança, Defesa e ao Desenvolvimento Nacional. O NEE faz parte da Rede de Estudos Estratégicos do Exército (R3E), criada em 2015, para promover a interação de diferentes estruturas e pessoas voltadas à produção de conhecimento em Defesa.
Integrando civis e militares, o NEE visa apresentar soluções para superar complexos desafios na Amazônia Oriental, além de desenvolver estudos nas áreas temáticas da Amazônia Legal e Entorno Estratégico; Economia de Defesa na Região Amazônica; Conflitos Armados e Terrorismo na Pan Amazônia, entre outros temas relacionados às ameaças e vocações estratégicas do CMN, com ênfase nos Estados do Amapá, Maranhão e Pará.
Professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino participaram do lançamento do NEE, entre eles, o coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior do Centro Universitário do Pará (Cesupa), Rafael Boulhosa, que elogiou a iniciativa. “A parceria pode levar ao desenvolvimento de pesquisas inovadoras, considerando as especificidades das comunidades e povos amazônicos”, destaca.
A criação do Núcleo de Estudos Estratégicos é uma iniciativa importante para aprimorar as atividades do CMN e contribuir para o desenvolvimento da região amazônica. O incentivo à pesquisa e produção científica é fundamental para o avanço do conhecimento e soluções para as demandas estratégicas da região. A participação de civis e militares no NEE deve proporcionar uma visão ampla e integrada das questões de Segurança, Defesa e Desenvolvimento Nacional, contribuindo para a produção de conhecimento mais abrangente e efetivo.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395