No dia 28 de junho, foi realizada na Companhia Pernambucana de Controle da Poluição Ambiental e de Administração de Recursos Hídricos (CPRH) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para a Escola de Sargentos do Exército (ESE). O Comando Militar do Nordeste participa ativamente do GT, criado por meio do Decreto nº 54.683.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Coordenação e Participação

Este GT é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. Ele congrega autarquias estaduais, academia, sociedade civil, além dos representantes do Comando Militar do Nordeste. O objetivo é ampliar a integração institucional e apresentar o estudo técnico sobre o CIMNC e o Plano Diretor da futura Escola de Sargentos do Exército.

Frequência de Reuniões e Prazo de Vigência

O GT se reunirá sempre que for convocado e terá um prazo inicial de 180 dias, que pode ser prorrogado. Este prazo foi estabelecido para permitir a discussão de temas relevantes e o alinhamento entre as diferentes instituições envolvidas.

Investimento e Expectativa

A implantação da Escola de Sargentos do Exército na região metropolitana do Recife foi planejada desde a assinatura do Acordo de Cooperação entre o governo estadual e o Comando do Exército, em 30 de junho de 2022. Este projeto envolve um investimento significativo da ordem de R$1,8 bilhão de reais, demonstrando o comprometimento em melhorar a formação militar na região.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).