O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou na manhã desta quarta-feira, 08 de setembro, a Formatura de passagem de chefia do Estado-Maior e do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do CMA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, a cerimônia destacou as referências elogiosas do General de Divisão Omar Zendim, designado para o Comando da 12ª Região Militar e do General de Brigada Moacir Rangel Junior  designado a Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa (SEPESD/MD).

O Estado-Maior do CMA será chefiado pelo General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado e o Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do CMA vai ser chefiado pelo General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido. Durante a formatura, os currículos vitae dos generais nomeados foram lidos para o público presente.

Plantio e inauguração do retrato

Como tradição, antes da cerimônia das passagens de Chefia do Estado-Maior e do Centro de Coordenação de Operações, foi realizado o plantio das árvores no bosque do Comandante Militar da Amazônia, do CHEM e Chefe do CCOp.

O General de Exército Theophilo e o General de Divisão Omar escolheram a Samaúma como árvore que marca e materializa o período dos Comandos diante do Quartel General.

00 a Plantio e Formatura 07 1

O General de Brigada Rangel escolheu como seu exemplar, o Mogno Brasileiro. Esta representa a capacidade de resiliência das tropas do CMA frente aos obstáculos e desafios atuais e futuros, para a preservação, consolidação e defesa da Amazônia Ocidental.

00 a Plantio e Formatura 08

Após o plantio, os militares se deslocaram para o Salão de Honra do CMA, onde foram inaugurados os retratos do Chefe do Estado-Maior do CMA e do Chefe do Centro de Coordenação de Operações.

00 a Plantio e Formatura 04

00 a Plantio e Formatura 05 1

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).