O 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) realizou, nos dias  28 e 29 de março, a Operação Gorro de Selva para seus recrutas e alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), além de militares de outras Unidades do Comando Militar do Norte, na Guarnição de Belém.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício no terreno teve como objetivo desenvolver os conhecimentos básicos do militar que serve nas organizações militares da região amazônica, reflexos na execução de táticas individuais de combate, habilidades técnicas e iniciar a ambientação dos recrutas na região de selva, desenvolvendo o espírito de combatente de selva.

Com as medidas adotadas contra o novo coronavírus, a Operação Gorro de Selva contou com a participação de 40 alunos do NPOR, 155 recrutas do 2º BIS, 18 do Colégio Militar de Belém, 16 do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva, dez do 41º Centro de Telemática e quatro do 8º Centro de Contabilidade e Finanças do Exército, todos vivenciando o período da instrução individual básica.

Com a conclusão da Operação Gorro de Selva, os 243 participantes tornaram-se aptos à realização do Estágio Básico do Combatente de Selva, que marcará o término do período de instrução individual básica.

Fonte: 2º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).