Campanha abordou a importância dos sinais náuticos para a segurança da navegação e sustentabilidade

Entre os dias 24 de abril e 18 de maio, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) realizou uma campanha educativa sobre segurança da navegação e sustentabilidade ambiental. A campanha, direcionada aos moradores de cidades localizadas às margens dos rios Amazonas e Pará, incluiu palestras nos municípios paraenses de Abaetetuba, Breves, Cametá, Monte Alegre, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista e Santarém.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parceria Com o DNIT

Essa foi a sexta campanha educativa realizada pelo Com4ºDN em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Nesta ocasião, a tripulação do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”, um meio subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), foi a responsável por realizar os encontros com as comunidades.

Eixos de Ensino

As palestras abordaram três temas principais: a campanha antivandalismo em sinais náuticos, a segurança da navegação e a sustentabilidade ambiental. Segundo o Capitão-Tenente Almir Freire Pereira Lodi, Comandante do AvHoFlu “Rio Tocantins”, esses assuntos estão intrinsecamente ligados à poluição hídrica. Ações de vandalismo que comprometem sinais náuticos podem impactar a segurança da navegação, especialmente para grandes embarcações, e potencialmente levar ao vazamento de óleo, prejudicando o meio ambiente.

Projeto “Maré do Saber”

entrega de livros
Entrega de livros para estudantes da rede pública de Curralinho (PA)

Durante a campanha, a Marinhado Brasil realizou a doação de mais de 300 livros como parte do Projeto “Maré do Saber” nos municípios de Curralinho e Abaetetuba. O “Maré do Saber” é uma campanha permanente de doação de livros para o público infantojuvenil, conduzida em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha Pará.

O Com4ºDN e seus parceiros seguem comprometidos em promover a segurança da navegação, a sustentabilidade ambiental e a educação nas comunidades ribeirinhas da região Norte do Brasil. Esta iniciativa reflete os esforços contínuos para fornecer informações vitais e apoio à população local, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).