Jogo de Voleibol EN x AMAN

A Escola Naval (EN) sediou, nos dias 19 e 20 de março, as seletivas das modalidades Voleibol e Natação para o 3º Jogos Mundiais de Cadetes. A seletiva, disputada entre Aspirantes da EN e Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA), tem o objetivo de selecionar o campeão de cada prova para representar o Brasil na competição que será realizada em agosto de 2022 em São Petersburgo, Rússia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Voleibol, foram realizados três jogos entre as equipes das Academias. A equipe da AMAN sagrou-se campeã. Após os jogos, três Aspirantes foram convocados para compor a seleção de cadetes que disputará o mundial: Waetge, Nikolas Costa e Kanayama.

Na Natação, das 15 provas disputadas, a EN conquistou a vaga em seis. No masculino, os Aspirantes João Gomes e Leonardo Braga conquistaram a primeira colocação nas provas de 400m livre e 100m costas, respectivamente. Já no feminino, destacaram-se as aspirantes Julia Portugal, vencedora da prova de 200m livre, e a aspirante Helena Monteiro, que venceu as provas de 200m nado medley, 100m peito e 50m livre.

Ao longo dos próximos meses, a Seletiva terá continuidade na AMAN, nos dias 26 e 27 de março, com as disputas de Tiro e Pentatlo Militar. Já nos dias 2 e 3 de abril os Aspirantes e Cadetes irão à Universidade da Força Aérea, a fim de disputar as vagas de Atletismo e Orientação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).