O Quartel General do Exército (QGEx), sediou, no dia 22 de outubro, a Jornada de Aviação do Exército (Av Ex). Realizado na Secretaria de Economia e Finanças, o evento teve como objetivos principais propiciar o debate sobre os assuntos de interesse do Sistema de Aviação do Exército, de maneira a permitir uma melhor consciência situacional e a sinergia de esforços, bem como conhecer a situação atual do Programa Estratégico do Exército Aviação do Exército (Prg EE AvEx). A atividade serve, ainda, ao assessoramento de alto nível sobre as vertentes operativa e logística específica de Av Ex, de modo a subsidiar o processo de tomada de decisão concernente ao Sistema de Aviação do Exército e garantir o apoio aéreo à Força Terrestre na terceira dimensão do campo de batalha.

Presidida pelo Chefe do Departamento Geral do Pessoal (DGP), General de Exército Lourival Carvalho Silva, a atividade possibilitou a discussão dos desafios atuais e perspectivas futuras, visando à prontidão operativa e logística dos vetores aéreos da Força Terrestre.

O Comandante da Aviação do Exército (Av Ex), General de Brigada Ricardo José Nigri, abordou a situação atual da Aviação do Exército e do Programa Estratégico do Exército pertinente ao tema, sob a ótica da vertente operativa. Já o Diretor de Material de Aviação do Exército, General de Brigada Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, apresentou as principais atividades e processos desenvolvidos pela Diretoria de Material de Aviação do Exército, no contexto da sustentabilidade logística específica de Aviação do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a participação do Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Achiles Furlan Neto, além de oficiais generais de Aviação do Exército, do Estado-Maior do Exército (EME), Comando de Operações terrestres (COTER), órgãos de direção setorial e Comandos Militares de Área.

Fonte: DMAvEx
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).