Comemoração do Dia da Vitória inicia com Seminário de História Militar: “A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial – Líderes e Heróis brasileiros na Guerra”

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) realizou, em 8 de maio, o Seminário de História Militar como parte das celebrações do Dia da Vitória. O seminário teve como tema “A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial – Líderes e Heróis brasileiros na Guerra” e aconteceu nas instalações da Base Naval de Natal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

IMG 9813
Presença do Tenente do Exército João Carlos de Lima, Ex-Combatente da 2ª Guerra Mundial, durante solenidade de encerramento do Dia da Vitória

O evento contou com a presença de palestrantes das três Forças Singulares, com o objetivo de destacar as contribuições de heróis brasileiros para o restabelecimento da paz e dos ideais democráticos durante a guerra.

O Comandante do 3º Distrito Naval, em suas palavras, destacou o papel significativo do Nordeste brasileiro na guerra. “Durante aquele conflito, o nosso Nordeste teve um papel relevante ao abrigar esforços de guerra que contribuíram para a Vitória em apoio aos aliados. Assim, realizar este seminário na Base Naval de Natal representa uma profunda e literal imersão na História”, afirmou.

IMG 9775
Cerimonial à bandeira narrado, realizado no Com3ºDN, em celebração ao Dia da Vitória

A celebração culminou com uma solenidade militar, que incluiu um cerimonial à Bandeira Narrado ao pôr do sol e a leitura da Ordem do Dia alusiva à data. O ponto alto da cerimônia foi a presença do Tenente do Exército João Carlos de Lima, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, que, aos 100 anos de idade, abrilhantou a celebração.

O Dia da Vitória é uma homenagem ao esforço coletivo dos Aliados na defesa da democracia, da justiça e da liberdade. Marca a rendição incondicional das forças do Eixo e o término da Segunda Guerra Mundial na Europa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).