blank
A Marinha do Brasil enviou uma delegação a Índia, sendo liderada pelo Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto. Nesta segunda-feira (11), a delegação brasileira foi recebida pelo Vice-Almirante Ajendra Bahadur Singh, Comandante-em-Chefe do Comando Naval Ocidental da Marinha Indiana.
blank
Durante o encontro entre os almirantes, foram  discutidas várias questões de interesse comum sobre tecnologia de defesa e submarinos, lembrando que a Índia também constrói e opera submarinos convencionais com base no design francês “Scorpéne”. Conversas com foco em iniciativas para cooperação profissional entre as marinhas e as perspectivas da Marinha Indiana em relação aos interesses marítimos compartilhados e similares as nossas pretensões geopolíticas e estratégicas.

Durante a visita de dois dias, a delegação brasileira manteve extensas discussões com os homólogos da Marinha Indiana com foco na manutenção de submarinos. Como parte da visita, a delegação também visitou a Mazagon Docks Shipbuilders, e teve a oportunidade de conhecer um submarino da classe Kalvari (Scorpene) da Marinha Indiana, muito similar a Classe “Riachuelo”, que no primeiro momento contará com quatro exemplares, dos quais o primeiro deverá em breve ser entregue ao setor operativo.

blank
A aproximação com a Índia é um ponto interessante e de grande valor, uma vez que integram assim como o Brasil o bloco econômico do BRICS, além de ser uma ótima oportunidade de estabelecer a cooperação entre as indústrias de ambos os países para a manutenção dos submarinos de ataque diesel-elétricos de projeto original francês, sendo relevante conhecer o programa Make in Índia, o qual conta com projetos que atendem algumas ambições brasileiras para um futuro próximo, como a obtenção de um novo Navio-aerodromo.

Fonte: GBN Defense

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.