
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 18 de julho, o Comando do 3º Distrito Naval conduziu o “1º Exercício Teórico de Segurança da Informação e Cibernética”. Este evento, coordenado pelo Centro Local de Tecnologia da Informação (CLTI), foi concebido com o propósito de avaliar e aprimorar o conhecimento dos Administradores da Rede Local das Organizações Militares (OM) subordinadas acerca das ações de Proteção da Informação e de Defesa Cibernética.
Disseminando Conhecimentos sobre Ameaças Híbridas e Contramedidas

Durante o exercício, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as ameaças híbridas existentes no contexto da Guerra Cibernética, e a forma como estas ameaças podem comprometer a Segurança da Informação e Comunicações. Além disso, as contramedidas necessárias para prevenção, mitigação ou eliminação dessas ameaças foram abordadas e discutidas. Os militares do CLTI também puderam aplicar seus conhecimentos através de exercícios práticos.
Aplicando Normas de Tecnologia da Informação e Comunicação em Ações de Defesa
As ações, que envolveram 28 OM subordinadas, consistiam em responder a situações hipotéticas propostas que são susceptíveis de ocorrer na OM. As respostas deveriam ser fundamentadas nas Normas de Tecnologia da Informação e Comunicação em vigor na Marinha do Brasil, como: Instruções, Procedimentos Técnicos, Normas Técnicas da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação, além de adestramentos e mensagens sobre o Fortalecimento da Segurança da Informação expedidas a cada 15 dias.
Implicações para a Segurança Nacional
A realização deste exercício tem uma relevância crucial para a segurança nacional. Aprender a identificar e combater as ameaças cibernéticas é fundamental num mundo cada vez mais digital. Essas atividades demonstram a seriedade e a eficiência do Comando do 3º Distrito Naval na formação de profissionais preparados para lidar com esses desafios, e reforçam o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança da informação e a defesa cibernética.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395