O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, acompanhou durante esta quarta-feira (01 de setembro) o desencadeamento do assalto aeroterrestre e o tiro de Artilharia da Operação Amazônia – maior exercício de defesa da Pátria já realizado em nossa estratégica região. O Comandante do Teatro de Operações (TO) – General Theophilo – e demais Oficiais-Generais do Comando Militar da Amazônia (CMA) e das demais Unidades envolvidas na operação acompanharam as atividades, desde o alvorecer ao fim do jornada.
O assalto aeroterrestre ocorreu na região do município de Careiro da Várzea/AM (a 26 quilômetros da capital amazonense). A Brigada de Infantaria Paraquedista ( Rio de Janeiro/RJ) foi a tropa a ser lançada. Aproximadamente 5 paraquedistas, integrando a Força-Tarefa Santos Dumont foram infiltrados a cada passagem da aeronave C-105 na zona de lançamento.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Após o lançamento dos paraquedistas, a comitiva deslocou-se para a região do JUMA ( proximidades da BR-319), local previsto para a execução dos tiros de Artilharia, tendo sido explanado pelo Comandante do 12 GAAAe as peculiaridades técnicas e de emprego de cada calibre de armamento antiaéreo em ambiente de selva.
O 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva (12º GAAAe Sl) foi a Unidade responsável por conduzir a execução da atividade. Teve destaque o disparo de míssil teleguiado RBS 70.
A operação contribuiu tática e tecnicamente para o aperfeiçoamento do estudo doutrinário do emprego da defesa antiaérea em ambiente de selva.
Após a execução, o Comandante do Exército aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na execução da manobra, e afirmou que o Exército Brasileiro segue pronto para proteger a Amazônia.
“Nós temos uma missão constitucional de Defesa da Pátria , e o Exército Brasileiro vive durante todo o ano o preparo da tropa para cumprir sua missão, consoante o adestramento, as operações e as instruções que cada Comando Militar de Área desencadeia em suas áreas de responsabilidade. Hoje vimos ser realizado na Operação Amazônia o que nos dois últimos anos tem sido uma oportunidade de ouro para adestrar e verificar as nossas capacidades, e nos mantermos prontos para a Defesa da Pátria ”, comentou o Comandante do Exército.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395