Nos dias 20 e 21 de julho, o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) promoveu um encontro especial para os Soamarinos do Brasil. O evento, que teve como principal objetivo celebrar o quinto aniversário da SOAMAR-Lagos, contou com a presença de presidentes de diversas SOAMARES do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades e Palestras

O encontro foi marcado por uma série de atividades educativas e informativas. Os Soamarinos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo Comandante da Força Aeronaval, VICE-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior. Nela, foram abordadas as atividades realizadas pelos Esquadrões da Força Aeronaval, suas missões específicas e a infraestrutura da Aviação Naval. A cerimônia subsequente, presidida pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, destacou a importância da parceria entre a Força Aeronaval e a SOAMAR-Lagos, ressaltando o engajamento da organização em projetos significativos junto à sociedade civil local.

Visitas e Exposições

Além das palestras e cerimônias, os dois dias de evento foram repletos de visitas e exposições. A comitiva teve a chance de conhecer de perto o 1° Esquadrão de Aviões e Interceptação e Ataque, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante Jose Maria do Amaral Oliveira, a Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (UTEPAS) e Simuladores, e o Grupo Aéreo Naval de Manutenção. Também puderam visitar o 1° Esquadrão Helicóptero de Esclarecimento e Ataque e apreciar uma exposição de aeronaves no pátio, além de conhecer a histórica Praça dos Pioneiros.

imagem 2023 08 10 154156404

O encontro promovido pelo Comando da Força Aeronaval reforça a importância da colaboração e do engajamento entre as Forças Armadas e a sociedade civil. A celebração dos 5 anos da SOAMAR-Lagos é um testemunho do compromisso mútuo em trabalhar juntos para o bem da nação e da comunidade local.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).