O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou, na noite desta quarta-feira (19), uma formatura em comemoração aos 375 anos do Exército Brasileiro (EB). A solenidade ocorreu no campo de parada Jorge Teixeira, em Manaus, e contou com a presença de mais de 1.700 militares das Organizações Militares da Guarnição de Manaus. Durante o evento, diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com o Diploma do Colaborador Emérito do Exército, a Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército Brasileiro.

Dia do Exército Brasileiro: homenagem à Batalha dos Guararapes

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril, em referência à primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648. Na ocasião, brancos, negros e indígenas lutaram juntos contra invasores holandeses no Nordeste do Brasil, demonstrando a união dos povos em defesa de seus valores e da unidade territorial brasileira.

Ordem do Dia ressalta compromisso do Exército com a defesa da Pátria

Durante a formatura, foi lida a Ordem do Dia, elaborada pelo Comandante da Força Terrestre, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. O documento ressaltou o compromisso do Exército Brasileiro, apolítico, apartidário e imparcial, com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presença constante do Exército Brasileiro na história do país

O Comandante do CMA, General de Exército Furlan, destacou a presença constante do Exército Brasileiro em todas as crises de nossa história. Ele afirmou que a instituição continuará presente, pela Constituição, pelo povo brasileiro e pelo Estado Brasileiro, e estará sempre pronta para defender o país, independente da situação enfrentada.

Autoridades civis e militares presentes na solenidade

A formatura foi presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, e contou com a presença das seguintes autoridades: Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo; Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite; Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, General Plácido; Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva; e Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Ricardo Moussal, além de autoridades civis e militares.

A importância da celebração dos 375 anos do Exército Brasileiro

A solenidade realizada pelo Comando Militar da Amazônia reforça a importância do Exército Brasileiro na história do país, demonstrando seu compromisso em defender a soberania nacional e os valores da sociedade brasileira. A comemoração também busca reafirmar a relevância das Forças Armadas como instituição essencial para a estabilidade, segurança e prosperidade do Brasil.

Fortalecimento dos laços entre militares e sociedade

Ao homenagear personalidades civis e militares com honrarias, a formatura realizada pelo CMA também destaca o fortalecimento dos laços entre o Exército e a sociedade. A cerimônia evidencia o papel fundamental dos militares na defesa da Pátria e na promoção do bem-estar do povo brasileiro, ressaltando a importância da colaboração entre as instituições e a comunidade.

 

dia do eb 2023 19 abr 4

Design sem nome 8

dia do eb 2023 19 abr 1

Design sem nome 7dia do eb 2023 19 abr 2dia do eb 2023 19 abr 7dia do eb 2023 19 abr 3dia do eb 2023 19 abr 6WhatsApp Image 2023 04 19 at 234601

Design sem nome 9WhatsApp Image 2023 04 19 at 233550

Homenagem

O Diploma de Colaborador Emérito do Exército busca distinguir personalidades e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares veteranos e integrantes das forças auxiliares que praticaram ação destacada ou serviço relevante junto ao Exército Brasileiro.

dia do eb20230000019abr 1dia do eb20230000019abr 2

dia do eb 2023 19 abr 5WhatsApp Image 2023 04 19 at 230447

 

Fotos: Sgt Guimarães (CMA), Cb Thomas (CMA) e Sd Matheus (7º BPE);

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).