Foto Oficial do Evento

Deu-se início, no dia 17 de julho de 2023, o 3o Seminário do Adestramento Conjunto Específico de Emprego Combinado de Armas (ACEECA), no Comando da Divisão Anfíbia. O evento integra o calendário operativo do Ministério da defesa, contando com efetivo de militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), ratificando a interoperabilidade entre as Forças Armadas.

imagem 2023 07 19 093558721
Palestra sendo ministrada durante o Seminário

O ACEECA visa aprimorar a Coordenação de Apoio de Fogo entre as Forças no contexto das Operações Conjuntas, para que esse seja mais eficaz e se evite fratricídios ou danos indesejáveis. Este exercício promoverá a atualização e nivelamento sobre Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) de Coordenação de Fogos, Controle do Espaço Aéreo e Operação de Ultrapassagem.

Após o encerramento deste seminário, os conhecimentos serão postos em prática no Adestramento Conjunto no terreno, em Formosa-GO, nos dias 04 e 05 de agosto, culminando na consecução de uma Operação Conjunta nos dias 06 e 07 de agosto, que visará a solução de um Tema Tático, que esse ano abordará uma Operação de Ultrapassagem. Há a previsão de cerca de 2600 militares das três Forças Singulares, atuando em uníssono, envolvidos nessa etapa da Operação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).