O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, foi recebido com honras militares pelo 4º Batalhão de Polícia do Exército (4º BPE) em sua visita ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado em Recife (PE). A visita, que se estende até o dia 18 de outubro, tem como objetivo acompanhar as atividades e exercícios das tropas na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem às Raízes do Exército Brasileiro

article 6 8

Durante uma formatura no Quartel-General Forte Guararapes, sede do CMNE, o General Tomás fez questão de relembrar a origem do Exército Brasileiro, que tem suas raízes nas Batalhas de Guararapes, ocorridas em Recife. Ele destacou: “É uma imensa satisfação ver o profissionalismo, o preparo e a dedicação dos militares que aqui encontro, demostrando o quão foi importante o início do nosso Exército nas batalhas de Guararapes”. O momento foi marcado também por uma fotografia oficial ao lado do Comandante do CMNE, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.

Troca de Experiências e Conhecimentos

article 8 6

Após a cerimônia, o Comandante do Exército ministrou uma palestra destinada aos Oficiais-Generais, comandantes de organizações militares e oficiais superiores. Paralelamente, o Adjunto de Comando, Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston, transmitia orientações aos subtenentes e sargentos, reforçando a integração e alinhamento entre as diferentes patentes.

Visita às Instalações Militares

article 5 7

A agenda do primeiro dia de visita foi encerrada com uma passagem pela 7ª Região Militar, Base Administrativa do Curado e o 4º BPE. Durante essa etapa, o General Tomás teve a oportunidade de conhecer de perto as instalações das unidades, estreitando ainda mais os laços com os militares da região e compreendendo as particularidades e desafios enfrentados por eles no dia a dia.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).