blank

Google News

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, esteve presente, nesta quarta-feira (25), à cerimônia de transmissão ao vivo do lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia-1, no Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF). O Projeto Lessonia integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), conduzido pela Força Aérea Brasileira (FAB), e faz parte da Estratégia Nacional de Defesa, para manutenção da soberania no espaço aéreo e integração do território nacional com vistas à defesa da Pátria.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O evento contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista Junior. Após a cerimônia de transmissão, o Ministro Paulo Sérgio afirmou que o País avança nas tecnologias e nos processos, atingindo novas capacidades operativas. “Destaco a dualidade do emprego desses satélites, com aplicações militares e civis, o que reitera a histórica contribuição das Forças Armadas para o desenvolvimento nacional e bem-estar da gente brasileira,” ressaltou.

IMG-20220525-WA0034 foto2.jpg

Tecnologia – Os satélites de sensoriamento remoto radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. A tecnologia possibilita a captação de imagens de alta resolução e complementará a capacidade do Ministério da Defesa de mapear o território brasileiro, a fim de atender as necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), bem como de agências governamentais.

IMG_1632 foto3.JPG

Dentre as diversas aplicações dos satélites, destaca-se o monitoramento do desmatamento durante o período de maior cobertura de nuvens na Amazônia, que ocorre entre os meses de outubro e abril. O monitoramento do desmatamento a partir de imagens de sensor radar é um campo de estudo e desenvolvimento do Censipam desde sua criação, em 2002.

Você sabia?

• Os satélites Carcará I e Carcará II possuem potência de 300W
• A velocidade atingida no lançamento foi de 28.630 km/por hora, sendo que os satélites alcançaram 207 km de altitude

Por Viviane Oliveira
Fotos: Igor Soares