Nessa quarta-feira (22), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu em seu gabinete, em Brasília (DF), a visita do Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos (U.S. Southern Command – Southcom), Almirante Craig. S. Faller.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação militar e a interoperabilidade entre Brasil e Estados Unidos. Na oportunidade, foi discutida a possibilidade de parcerias no setor espacial, bem como de exercícios combinados multidimensionais envolvendo os dois países, com a participação de Forças aeroespaciais, navais, de superfície e cibernéticas.

A reunião contou, também, com a presença do Assessor Civil do Comandante do Southcom, Francisco Palmiere; Subsecretário Assistente de Defesa para o Hemisfério Ocidental, Daniel Erickson; Diretor de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, General Calvert L. Worth; Adido de Defesa dos EUA no Brasil, Coronel Lorenzo Harris; Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; e Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior.

i2192220195102095

Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, a reunião foi importante para consolidar as relações entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Southcom. Além disso, o Oficial-General ressaltou que a cooperação militar entre os dois países tem sido fortalecida no período em que o Almirante Faller está à frente do Comando Sul dos Estados Unidos. Nesse sentido, o Comandante da Aeronáutica destacou os cargos que o Brasil ocupa atualmente no Southcom. Para o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, tais posições mostram a importância da parceria entre a FAB e o Southcom. No caso, a Força Aérea Brasileira está representada pelo Major-Brigadeiro David, que é o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5), e pelo Coronel Aviador Juliano Barros Cota, Oficial de Ligação FAB junto à Décima Segunda Força Aérea dos EUA, componente aéreo do Comando Sul dos Estados Unidos.

i2192220194403335

Durante a sua visita à FAB, o Comandante do Southcom deixou claro que a cooperação entre os dois países pode ser cada vez mais forte nas áreas de interesse das duas Instituições. Na ocasião, o Almirante Faller frisou que um dos pontos fortes do encontro foi a intensificação do combate ao narcotráfico por meio de acordos bilaterais entre os dois países. Segundo o Oficial-General americano, o Brasil é um dos principais parceiros dos EUA nesse assunto.  O Almirante Faller agradeceu, ainda, a possibilidade de participação de militares dos EUA em treinamentos como o Exercício Conjunto Tápio; bem como agradeceu a presença do Brasil em Exercícios como o Red Flag e o Culminating, ambos realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

i2192316232303514

Além do Comando da Aeronáutica, a comitiva visitou o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), também em Brasília (DF). As autoridades conheceram a estrutura da Organização Militar, como a Sala de Decisão, onde receberam um briefing sobre as atividades, as missões desempenhadas e os procedimentos em caso de interceptação de aeronave ou busca e resgate, por exemplo. As autoridades ainda visitaram o Centro de Operações Espaciais (COPE), uma unidade que está sob o controle do COMAE.

Medalha da Vitória

i2192221223308361

Durante a sua visita ao Brasil, o Almirante Faller recebeu, ainda, nessa quarta-feira (22), a Medalha da Vitória. Concedida pelo Ministério da Defesa, a Condecoração destina-se a agraciar militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos Ex-Combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER; e Cabo Antônio Oliveira / Ministério da Defesa

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).