CIGS realiza Estágio de Adaptação à Selva para o Curso de Ações de Comandos 2023

O estágio visa contribuir com a especialização dos militares em sobrevivência e operações na selva, ampliando seu poder de combate no ambiente amazônico

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Entre os dias 24 e 26 de abril, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou o Estágio de Adaptação à Selva para o Curso de Ações de Comandos (CAC) 2023. O objetivo é contribuir com a especialização dos militares em sobrevivência e operações na selva, oferecendo instruções específicas que ampliam o poder de combate no amplo e complexo ambiente amazônico, garantindo o aprimoramento de capacidades técnicas de combate indispensáveis ao defensor da Amazônia brasileira.

O CAC tem como finalidade qualificar Oficiais e Sargentos para o desempenho de funções exigidas pelo Comando de Operações Especiais (C Op Esp), capacitando os concludentes a agir com conhecimentos militares, habilidades individuais e atitudes para superar obstáculos, dificuldades e problemas militares apresentados. Os participantes devem manter-se focados e automotivados, operando em missões típicas de Comandos.

O curso possui duração aproximada de 14 semanas e emprega técnicas, táticas e procedimentos específicos das operações especiais. Os participantes atuam em ambientes operacionais variados, como montanha, ambiente urbano, caatinga e selva, sendo conduzidos em ritmo de operações continuadas com esforço físico intenso e prolongado, a fim de evidenciar os conteúdos atitudinais de um Comandos.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).