Militares durante evolução na formatura

No dia 23 de junho, um importante evento ocorreu no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB). Foi realizada a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional dos alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais e do Estágio de Instrução e Adaptação de Marinheiros-Recrutas, marcando uma nova fase em suas carreiras militares. O juramento à Bandeira Nacional representa um compromisso solene de lealdade e devoção à nação, um marco na vida de qualquer militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formação de novos fuzileiros navais e marinheiros-recrutas

download 5 1
Formandos durante o juramento à Bandeira Nacional

A cerimônia comemorou a formação de 87 Aprendizes-Fuzileiros Navais (A-FN) e 104 Marinheiros-Recrutas (MN-RC). Durante o curso, os alunos receberam instruções e treinamentos específicos para suas respectivas carreiras. Além de aprenderem sobre as particularidades de suas profissões, eles também passaram por uma rigorosa formação militar-naval durante seu tempo como alunos no CIAB.

Exibição da formatura

Após o desfile militar, os recém-formados A-FN e MN-RC proporcionaram uma apresentação impecável para o público presente. Com precisão e coordenação, eles formaram uma “âncora” e o acrônimo “CFN”, representando o Corpo de Fuzileiros Navais, uma demonstração visual do compromisso e da disciplina que são a marca desses novos militares.

Presença de autoridades militares

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, e contou com a presença de diversas personalidades militares, como o Vice-Almirante (FN) Marcelo Guimarães Dias, Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, representando o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; o Contra-Almirante (FN) Cláudio Lopes de Araujo Leite, Subchefe de Organização do Estado-Maior da Armada; e o Contra-Almirante (FN) Stewart da Paixão Gomes, Subchefe de Operações Internacionais do MD, entre outros.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).