Rio de Janeiro (RJ) – No dia 13 de outubro, no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil – Escola de Pára-quedistas 1945, ocorreu a solenidade de formatura do Curso de Precursor Paraquedista (C Prec Pqdt). Estiveram presentes na solenidade o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa; o Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; o Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Flávio Alvarenga Filho; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa; o Comandante do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, além de militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. A formatura também contou com a presença dos familiares dos 20 novos Precursores Paraquedistas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante Militar do Sudeste, General Tomás, realizou a brevetação e a entrega de prêmios ao militar Destaque do 22/1 – Curso de Precursor Paraquedista. Na sequência das atividades, os instrutores e monitores realizaram a brevetação dos novos precursores.  Em seguida, o Comandante Militar do Leste, General Novaes, procedeu à entrega de prêmio ao Prec Uno, aluno destaque da Disciplina Lançamento Precursor. Ao final, os concludentes receberam dos seus padrinhos os Diplomas de conclusão de curso.

O curso iniciou em 14 de abril, com 29 alunos, sendo 15 oficiais e 14 sargentos. Após vinte e quatro semanas de atividades intensas, divididas em quatro fases, com mais de 11 exercícios de longa duração e sete viagens de instrução pelo Brasil, 20 militares concluíram com aproveitamento o 22/1 – Curso de Precursor Paraquedista. Como coroamento da instrução, os alunos realizaram, no estado do Rio Grande do Sul, uma infiltração aérea e terrestre em território hostil, para cumprir missões de reconhecimento e vigilância, além de realizarem uma Operação de Zona de Lançamento para o Assalto Aeroterrestre de uma Força Tarefa nível Batalhão, permanecendo em condições de prosseguir nas operações em território sob controle do inimigo.

Fonte: Comando da Brigada de Infantaria Pára-Quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).