Cerimônia Militar em comemoração ao Dia do Hidrógrafo

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) promoveu a tradicional cerimônia militar alusiva ao Dia do Hidrógrafo, no dia 28 de setembro, data do nascimento do Capitão de Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, Patrono da Hidrografia Brasileira e realizador da primeira campanha hidrográfica de grande envergadura em águas nacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o evento foi realizado na sede da DHN, em Niterói (RJ). Na ocasião, o Comandante da Marinha destacou que “ao longo da história, o silencioso, contínuo e eficiente trabalho da hidrografia contribuiu, de maneira decisiva, para o desenvolvimento do nosso País, ao traçar com segurança os ‘caminhos das águas’ para nossos navegantes, condição necessária à realização e ao crescimento das atividades econômicas ligadas aos mares e rios, como o transporte marítimo e fluvial; a pesca; a exploração de petróleo, gás e outros recursos minerais; e as atividades de turismo e lazer. Parabéns aos nossos bandeirantes das longitudes salgadas”.

asefserthyuhwgafweds
Lançamento do SISCORAR 2.0, do PAM e das Cartas Náuticas 1625 e 320

Após a cerimônia, os convidados acompanharam os lançamentos do Sistema de Previsão Ambiental Marinha (PAM); da segunda versão do aplicativo móvel do Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas (SISCORAR 2.0); do volume II do Manual de Navegação da Marinha (Navegação Astronômica e Derrotas), de autoria do Comandante Altineu Pires Miguens; das novas edições das cartas náuticas 1625 (Enseadas da Ilha Grande) e 320 (Porto de Belém); e dos Anais Hidrográficos, com as principais e mais recentes atividades desenvolvidas pela DHN.

A celebração ao Dia do Hidrógrafo contou com as presenças dos ex-comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e Ilques Barbosa Junior; do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; do Diretor-Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; de membros do Almirantado; dos ex-diretores e atual Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa; além de outras autoridades.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).