Entrega de diplomas aos alunos que mais se destacaram do Ensino fundamental I

Foi realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no dia 17 de novembro, a cerimônia de premiação dos 30 alunos que mais se destacaram no IV Concurso Literário Amazônia Azul. Nesta edição, participaram estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que enviaram redações, poemas, crônicas, cordéis, desenhos e pinturas, totalizando aproximadamente 3200 trabalhos.

a participante samara ferreira ciszenande do ensino fundamental
A participante Samara Ferreira Ciszenande, do Ensino Fundamental II, recebe diploma de destaque literário do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga

O evento está na quarta edição, ocorrendo anualmente desde 2019 e é uma parceria entre a Academia Irajaense de Letras e Artes (AILA), com o apoio da Academia Brasileira de Letras (ABL), Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN), Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM “Atlântico”), Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) e com outras organizações militares. Atualmente, essa parceria tem apresentado frutos, ao intermediar junto com entidades de ensino a realização do Concurso Literário Amazônia Azul, tendo como objetivo incentivar o incremento da mentalidade marítima junto às crianças e adolescentes das redes de ensino pública e particular do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).