A Escola de Comunicações (EsCom) concluiu, no dia 4 de dezembro, o seu ciclo anual de especializações, por meio de uma formatura de brevetação de seus alunos, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o General de Divisão Richard Fernandez Nunes, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, que presidiu a cerimônia.

Como resultado da observância das orientações emanadas pelos escalões superiores e pelas autoridades sanitárias governamentais, acerca dos procedimentos preventivos adotados no combate à COVID-19, nesse ano a EsCom realizou os seus cursos no 2º semestre, cenário diferente do que ocorre normalmente.

Foram capacitados 90 alunos de diversas guarnições militares do Brasil, sendo um deles Sargento da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, nos cursos de Oficial de Comunicações, de Operador de Comunicação Audiovisual, de Operador de Sistemas Táticos de Comando e Controle, Avançado de Eletrônica, de Operador de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Telegrafia.

Historicamente, dois fatos foram marcantes em 2020. O primeiro é que a EsCom recebeu, pela primeira vez, militares femininas na composição de seu Corpo de Alunos; no caso, duas sargentos que realizaram o Curso Avançado de Eletrônica. O segundo fato foi a criação do Curso de Operador de Comunicação Audiovisual, atendendo à atual e vigorosa demanda de utilização das plataformas digitais, que se tornaram importantes meios de comunicação da nova era digital, e colaborando com as novas demandas do Sistema de Comunicação Social do Exército.

Fonte: EsCom
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui