O Brasil tem um potencial na sua Base Industrial da Defesa que a Saab planeja utilizar para tornar o país em sua base de exportação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nessa sexta-feira, num ponta pé inicial, a Saab apresentou em Brasília o primeiro caça Gripen (F-39E) da Força Aérea Brasileira e já almeja vender produtos e serviços além do setor militar, pegando também parte da segurança civil.

Segundo Johansson, a empresa já é parceira da Embraer, AEL Sistemas, AKAER, dentre outras e juntas tem condições de tornar o Brasil num player forte da indústria da defesa.

Um exemplo é a fase de escolha da Colômbia de seu novo caça, que a Saab concorre com o Gripen. Caso o modelo seja o escolhido, a fabricação será feita no Brasil.

Com informações do Defesa em Foco e do Jornal O Globo

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).