Rabat (Marrocos) – No período de 19 a 23 de setembro, o Centro de Doutrina do Exército, representado pelo Coronel Vinicius Gonçalves Souza, juntamente com representantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, participaram 2º Workshop de revisão do United Nations Military Combat Transport Unit Manual. O evento, realizado no Quartel General das Forças Armadas do Marrocos, na cidade de Rabat, contou com a presença de representantes da Áustria, Gana, Bangladesh e Nigéria, além do país anfitrião, e do Quartel General das Nações Unidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Planejada e coordenada pelo Office of Military Affairs da ONU, a atividade teve o objetivo de realizar a apreciação das sugestões e críticas recebidas pelas agências e pelas diversas missões de paz desdobras pela ONU, após a elaboração da 1ª minuta elaborada no 1º Workshop, realizado na Áustria.

Fruto de quatro dias de discussão doutrinária, a nova minuta consolida o texto formulado pelos especialistas, com as boas práticas apontadas pelas unidades de transporte desdobradas no terreno. O documento aborda a missão, a organização, as capacidades operativas, as atividades e tarefas, e propõe um guia para a preparação da tropa e as diretrizes de avaliação da unidade antes e durante a missão.

A minuta será apresentada pela representante do Office of Military Affairs para aprovação do Departament of Peace Operations e do Departament of Operational Support.

Fonte: Comando de Operações Terrestres

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).