O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) sediou nos dias 2 e 3 de março o X Seminário técnico-científico de análise de dados do desmatamento na Amazônia Legal. O evento teve como finalidade compartilhar dados, análises e informações técnico-científicas sobre a evolução e tendências futuras do desmatamento na região amazônica, a fim de subsidiar a atualização do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Durante o seminário, foram apresentados estudos sobre a dinâmica do desmatamento nos últimos dez anos, a análise de vetores e a relação entre desmatamento e a degradação florestal na Amazônia Legal, além de cenários futuros para a dinâmica do desmatamento na Amazônia e suas consequências.

O diretor operacional do Censipam, Hélcio Vieira Junior, participou da programação com a palestra “A dinâmica do desmatamento no âmbito de operações ambientais”. O encontro reuniu membros da subcomissão executiva do PPCDAm, especialistas de universidades e centros de pesquisa, representantes da sociedade civil brasileira, especialmente entidades que trabalham com análise de dados e monitoramento da cobertura florestal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A análise de dados sobre o desmatamento é de extrema importância para entender a dinâmica da região amazônica e tomar ações para reduzir os danos causados pela ação humana. O Censipam, como centro gestor e operacional do sistema de proteção da Amazônia, tem um papel fundamental nesse processo e, por isso, a realização do seminário é um importante passo para a proteção e preservação da região.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).