O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) tem apoiado as ações da Defesa Civil no socorro às vítimas da cidade de Petrópolis (RJ) após desastre provocado pelas fortes chuvas na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre as ações está a disponibilização de uma antena VSAT (Very Small Aperture Terminal) transportável, com conexão de 20Mbps, possibilitando a comunicação com qualquer parte do território nacional.

“O Censipam se integra ao apoio do Ministério da Defesa às ações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional. Estamos sempre prontos para colaborar, oferecendo nossos serviços e equipamentos onde forem necessários para o bem do Brasil.”, afirmou o Diretor-Geral do Censipam, Rafael Costa.

Além do fornecimento de comunicação satelital, o Censipam trabalha junto ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em Brasília (DF) com o geoprocessamento de imagens e confecção de mapas customizados de apoio ao planejamento para a execução das ações da Defesa Civil.

2 -Censipam presta apoio a buscas em Petrópolis após deslizamentos.jpg

Por Juliana Mota
Fotos: Divulgação Censipam

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).