O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou, no dia 29 de maio, a cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas (International Day of United Nations Peacekeepers). A data foi estabelecida pela ONU para reconhecer o profissionalismo, a dedicação e a coragem de homens e mulheres que serviram e continuam servindo em missões de paz ao redor do mundo.
A Cerimônia e as Homenagens
O evento foi transmitido ao vivo pelo Centro de Educação à Distância do Exército (CEADEx) na plataforma YouTube do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Inicialmente, houve a alocação de uma corbélia de flores no Memorial Haiti, em homenagem aos militares, policiais e civis brasileiros que perderam suas vidas em missões de paz. Seguiu-se um momento de silêncio, onde os militares e policiais presentes prestaram a respeitosa continência aos heróis brasileiros que tombaram a serviço das Nações Unidas, ao longo dos 75 anos da participação do Brasil em Operações de Paz pelo mundo.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Reconhecimento aos Colaboradores Eméritos
Na sequência, ocorreu uma formatura presidida pelo Chefe do DECEx, General de Exército Richard, que entregou diplomas e distintivos de Colaboradores Eméritos do Exército aos coronéis veteranos Silva, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Hélio e Fernanda, ambos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Essa honraria foi um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro, especialmente no apoio à capacitação dos futuros “capacetes azuis”, nos diversos estágios realizados pelo CCOPAB.
A Formatura e as Palavras do Chefe do DECEx
Após a entrega das honrarias, o Chefe do DECEx dirigiu a palavra à tropa formada, ressaltando o histórico da participação brasileira em missões de paz, a importância do engajamento em operações dessa natureza para a projeção internacional do Brasil e o crescimento da participação feminina nas operações internacionais. Finalizando a formatura, os Peacekeepers veteranos de diversas missões desfilaram à frente da tropa do CCOPAB.
Presenças Notáveis e a Integração das Forças
Além dos quadros do CCOPAB, compostos por militares do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e oficiais de Nações Amigas oriundos da Argentina e da França, também integraram o efetivo para o desfile os discentes do Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP). O evento foi prestigiado por diversas personalidades do cenário militar, diplomático e acadêmico, reforçando a relevância do trabalho dos mantenedores da paz e o compromisso do Brasil com a paz internacional.