A Marinha do Brasil realizará, de 7 a 10 de agosto, no entorno da Foz do Rio Amazonas, a Operação Camex Delta do Amazonas. Estarão empregados na Operação, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, um Grupamento de Mergulhadores de Combate e a Fragata Defensora (F-41), da Esquadra, bem como meios do 4º Distrito Naval: o Navio de Apoio Oceânico Iguatemi, o Navio-Patrulha Bocaina, o Navio-Patrulha Guarujá, e uma aeronave P-95, da Força Aérea Brasileira.
A Camex tem o objetivo de contribuir para o adestramento da Esquadra e das Forças Distritais e o desenvolvimento de opções operacionais para a defesa da região. Comandado pelo Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, o Grupo-Tarefa (GT) terá por missão exercer o Controle de Área Marítima de uma área restrita, no entorno da Foz do Rio Amazonas. No período, o GT localizará, identificará e acompanhará os navios e embarcações transitando pela área, por meio de operações de esclarecimento, bem como coordenará o emprego conjunto dos meios da Esquadra e do Comando do 4° Distrito Naval.
O entorno da Foz do Rio Amazonas é uma área especial do ponto de vista da defesa, o que torna fundamental o seu controle estratégico para preservar as Linhas de Comunicação Fluviais da Bacia Hidrográfica Amazônica.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Apoio à Cúpula da Amazônia – É a primeira vez que o NAM Atlântico, Capitânia da Esquadra, atracará em Belém. O maior navio da Marinha chegará à capital do Pará no próximo sábado (05), onde permanecerá até o dia 10 de agosto, quando realizará um esclarecimento, logo após sua desatracação do porto de Belém. Até o dia 10, o navio prestará apoio à Cúpula da Amazônia e deve receber autoridades a bordo, inclusive, há previsão de uma visitação pública, onde os belenenses poderão conhecer de perto toda a capacidade do maior navio de guerra do País. A Cúpula da Amazônia é um dos mais importantes encontros de Chefes de Estado dos “Países Amazônicos”, ela ocorre na capital paraense de 8 a 9 de agosto e pretende definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.