Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” lança boia meteoceanográfica em apoio às atividades da Marinha na Ilha da Trindade

blank
Trindade é uma ilha vulcânica na costa do estado do Espírito Santo

O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), realizou, em 19 de abril, o lançamento de uma boia meteoceanográfica nas proximidades do Posto de Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), mais precisamente nas coordenadas 20° 31′ 0,2″ S e 29° 17′ 0,3″ W e na profundidade de 30 metros. Esta boia faz parte do projeto “Remo Observacional”, uma parceria entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobras.

O projeto “Remo Observacional” tem por objetivo gerenciar uma rede de boias meteoceanográficas em apoio aos sistemas de previsão do Atlântico Sul, além de apoiar as atividades offshore da Petrobras.

A boia meteoceanográfica coleta e transmite dados de ondas, ventos e temperatura da superfície do mar em tempo real, apoiando diretamente as atividades operativas do Destacamento do POIT, como também auxiliando na validação de previsões emitidas pelo Serviço Meteorológico Marinho (SMM). Assim, busca-se melhor atender à demanda dos setores da indústria de petróleo e gás, da defesa nacional e da segurança da navegação, permitindo a consolidação do Desenvolvimento Nacional. Os dados estão disponíveis no endereço www.marinha.mil.br/chm/dados-do-goos-brasil/pnboia-mapa.

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui