Trindade é uma ilha vulcânica na costa do estado do Espírito Santo

O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), realizou, em 19 de abril, o lançamento de uma boia meteoceanográfica nas proximidades do Posto de Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), mais precisamente nas coordenadas 20° 31′ 0,2″ S e 29° 17′ 0,3″ W e na profundidade de 30 metros. Esta boia faz parte do projeto “Remo Observacional”, uma parceria entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O projeto “Remo Observacional” tem por objetivo gerenciar uma rede de boias meteoceanográficas em apoio aos sistemas de previsão do Atlântico Sul, além de apoiar as atividades offshore da Petrobras.

A boia meteoceanográfica coleta e transmite dados de ondas, ventos e temperatura da superfície do mar em tempo real, apoiando diretamente as atividades operativas do Destacamento do POIT, como também auxiliando na validação de previsões emitidas pelo Serviço Meteorológico Marinho (SMM). Assim, busca-se melhor atender à demanda dos setores da indústria de petróleo e gás, da defesa nacional e da segurança da navegação, permitindo a consolidação do Desenvolvimento Nacional. Os dados estão disponíveis no endereço www.marinha.mil.br/chm/dados-do-goos-brasil/pnboia-mapa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).