A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), Empresa Estratégica de Defesa e líder mundial em munições, com o compromisso de sempre se manter atualizada e em conformidade com as legislações e boas práticas vigentes, publicou o novo Código de Conduta de Terceiros CBC Trust, que encontra-se agora na sua 2ª versão.

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O código está em vigor desde 2021 e esta nova versão atualizada foi desenvolvida em conformidade com o novo Decreto 11.129/2022, que regula a Lei Anticorrupção 12.846/2013. Além disso, reforça algumas diretrizes relacionadas à condução dos negócios, às práticas anticorrupção e antissuborno, além do compromisso com o combate ao tráfico de armas e munições.

O documento faz parte do Programa de Integridade CBC Trust – que também segue em constante aprimoramento, com atualização de seus controles, procedimentos, treinamentos e políticas –, e se aplica a todos os terceiros que se relacionam com a companhia (fornecedores, prestadores de serviços e parceiros de negócios), interna ou externamente, no âmbito nacional ou internacional.

Estabelece comportamentos e padrões éticos em conformidade com a legislação nacional, internacional e os regulamentos internos da CBC, incluindo leis relacionadas a anticorrupção e antissuborno, de concorrência, conduta de negócios, qualidade de produtos ou serviços, legislação nacional e aos tratados internacionais de combate ao tráfico de armas e munições, confidencialidade das informações e proteção de dados, mídias sociais e comunicação, compromisso com o meio ambiente e responsabilidade social, respeito à saúde, a segurança, aos direitos humanos, trabalhistas, a legislação local, inclusive fiscal e tributária, não se limitando a esses.

“Contamos com nossos parceiros para o cumprimento das diretrizes desse Código e a promoção da sua divulgação aos seus colaboradores para conduzirmos sempre nossos negócios de forma ética, íntegra, transparente e respeitosa, livre de atos de corrupção, discriminações ou de comportamentos antiéticos. Este é um guia que nos dá diretrizes para fazermos sempre a coisa certa, tanto na condução de nossos negócios e atividades, como no relacionamento com a sociedade, nos orientando a tomar decisões éticas e corretas no nosso dia a dia. É uma forma de estendermos esses conceitos a todos com quem nos relacionamos dentro e fora da empresa e para que a CBC continue sendo sempre essa grande empresa, servindo ao país, nossos clientes e todos os terceiros de maneira transparente, justa e honesta”, afirma o presidente da CBC, Fábio Luiz Munhoz Mazzaro.

O Código de Conduta de Terceiros está publicado no site da empresa. Para conferir acesse www.cbc.com.br

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).