Ao final das ações, os militares apresentaram o balanço na Operação Verão no ES

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) encerrou a Operação Verão 2022/2023 com resultados positivos. Com o objetivo de garantir a segurança da navegação e a prevenção de acidentes no litoral capixaba, a operação contou com o reforço de aproximadamente 240 militares em equipes extras de inspeção naval nas regiões da Grande Vitória, Sul Capixaba, Meio Norte e Norte Capixaba.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a operação, a CPES inspecionou um total de 2677 embarcações, emitindo 311 notificações e lavrando 98 Autos de Infração. Além disso, foram apreendidas sete embarcações que colocavam em risco a segurança da navegação. Nas abordagens, foram aplicados 304 testes de etilômetro e abertos oito inquéritos administrativos sobre acidentes e fatos da navegação (IAFN). A documentação da embarcação e a habilitação dos condutores, bem como a existência e o estado de conservação do material de salvatagem, o limite de lotação da embarcação e demais regras para garantir a segurança da navegação foram verificadas.

Antes mesmo do início da operação, foram realizadas ações de conscientização e orientação para a segurança do tráfego aquaviário, com visitas às marinas, colônias de pesca e iates localizados na área de sua jurisdição. Foram realizados três Conselhos de Assessoramento com a comunidade marítima, reforçando a mentalidade marítima junto aos condutores de embarcações e passageiros e a importância do Aviso de Saída para o controle e segurança dos usuários.

A participação da sociedade, por meio das denúncias recebidas, foi relevante para uma atuação mais efetiva e um verão mais seguro. É importante destacar que, mesmo com o encerramento da operação, as ações de inspeções navais continuam ininterruptamente durante todo o ano para garantir a segurança dos usuários do mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).