Aeronave UH-12 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral em ação no exercício de combate a incêndio ambiental

A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Campos Novos (ERMCN) realizou, em 20 de julho, o exercício de Incidente Ambiental e Inspeção Aérea, com o apoio da aeronave UH-12 do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e participação de militares do 18° Grupamento de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (18ºGBM).

O exercício constou de três etapas: a primeira simulou o incêndio florestal, com a aeronave realizando passagens na área atingida com o dispositivo “Bambi Bucket” de alijamento de água concentrada diretamente no fogo. A segunda etapa contou com nova simulação para adestramento do Grupo de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) da ERMCN, empregando caminhão de combate a incêndio. Na última etapa foi realizada inspeção aérea no perímetro, contribuindo para a segurança orgânica.

Após o exercício, ocorreu um debriefing com militares do 18ºGBM, em que foram demonstradas táticas e procedimentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros, visando aprimorar o adestramento da tripulação no combate a incêndios florestais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).