A Capitão Engenheira da FAB, Mayara Condé Rocha Murça, recebeu na sexta-feira (11/02), data em que se comemora o “Dia Internacional das Mulheres na Ciência”, o “Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas”. A premiação contemplou duas categorias: pesquisadora sênior, direcionada para cientistas com idade acima de 35 (trinta e cinco) anos, com carreira nacional e internacional consolidada e com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico, vencida pela Doutora Maria Helena de Moura Neves, decana da área de Linguística da Unesp e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e jovem pesquisadora, direcionada para cientistas com idade até 35 (trinta e cinco) anos, com destacado potencial científico, na qual a Capitão foi agraciada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Graduada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Engenharia Civil-Aeronáutica, a Oficial é a primeira mulher na história do Instituto a receber a láurea Summa Cum Laude, entregue aos engenheiros que se formam com média geral igual ou superior a nove e meio. Possui mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutorado em Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente é Chefe da Divisão de Engenharia Civil do ITA e coordenadora do Laboratório de Gerenciamento de Tráfego Aéreo.

i222158010504184 “É uma grande honra ter sido selecionada como uma das finalistas e recebido o Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas do estado de São Paulo. É uma premiação muito relevante, por valorizar a pesquisa desenvolvida no País e por dar reconhecimento e visibilidade ao trabalho de excelência liderado por mulheres, contribuindo para fomentar a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia. Tenho muito orgulho de poder representar o ITA e a Força Aérea Brasileira. Quero agradecer o expressivo apoio que recebi durante a fase de votação para o Prêmio e que, certamente, tornou a conquista ainda mais significativa e especial”, declarou a Capitão.

Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas

O prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas foi instituído pelo Decreto Nº 65.965 de 24 de agosto de 2021 do governo do estado de São Paulo e consiste em láurea com o objetivo de valorizar pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico no Estado.

Fotos: ITA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).