Rio de Janeiro (RJ) – No dia 10 de agosto, o Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou a solenidade alusiva aos seus 230 anos. O Primeiro-Tenente aluno Vinícius Ribeiro Cavaleiro de Macedo, do curso de Engenharia Mecânica e de Automóvel, realizou a leitura do alusivo a data.

O Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Guido Amin Naves destacou o importante papel deste tradicional e proeminente Estabelecimento de Ensino do Exército e do País, responsável por graduar, especializar e pós-graduar engenheiros civis e militares e formar oficiais do Quadro de Engenheiros Militares.

Durante o evento, foi realizada a entrega do “Diploma de Amigo do IME” a personalidades e instituições que contribuíram para o cumprimento da missão do Instituto. A solenidade contou também com a exibição de vídeos sobre a trajetória da Engenharia Militar e os feitos heroicos de egressos da Casa do Engenheiro Militar e com a reprodução da mensagem do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sr. Paulo César Rezende de Carvalho Alvim que na oportunidade parabenizou o IME por sua história e importante contribuição para a Ciência, Tecnologia e Inovações do País. O Comandante do IME encerrou a atividade ministrando uma palestra sobre os desafios de se promover a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T& I) de um país de industrialização tardia, sobretudo, no contexto da 4ª Revolução Industrial e da Era do conhecimento, bem como apresentou um panorama geral de indicadores de Inovação no mundo e as perspectivas de contribuição do Instituto, particularmente na área de Defesa.

A solenidade contou com a participação do General de Exército veterano Enzo Martins Peri, antigo Comandante do Exército, do Chefe do DCT, General Amin e do General de Exército veterano Sergio Ernesto Alves Conforto, Antigo Ministro do Superior Tribunal Militar, além dos antigos e eternos comandantes do IME, diversos oficiais-generais, reitores de universidades e demais autoridades civis e militares que prestigiaram o evento.

“Instituto Militar de Engenharia: Berço da Engenharia Brasileira, Centro de Excelência, Patrimônio Nacional.”

Fonte: Instituto Militar de Engenharia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui