A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) estabeleceu uma série de recomendações para assegurar a segurança durante a tradicional Procissão Marítima de Bom Jesus dos Navegantes, que ocorrerá no dia 1º de janeiro, atraindo fiéis e admiradores à Baía de Todos os Santos (BTS). Cerca de 60 militares e seis embarcações da Marinha do Brasil serão empregados para garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Principais Recomendações da Capitania dos Portos:

WhatsApp Image 2023 12 30 at 15.07.46

  1. Perímetro de Segurança: Deve ser respeitado o perímetro estabelecido em torno da galeota “Gratidão do Povo”, sendo proibida a aproximação de outras embarcações.
  2. Capacidade de Lotação: A quantidade de pessoas a bordo não deve ultrapassar a lotação estabelecida no Título de Inscrição da Embarcação (TIE).
  3. Material de Salvatagem: As embarcações devem dispor do material de salvatagem necessário, com especial atenção aos coletes e boias salva-vidas.
  4. Condução por Habilitados: As embarcações devem ser conduzidas por pessoas habilitadas pela Marinha do Brasil, que não devem consumir bebidas alcoólicas.
  5. Tráfego em Baixa Velocidade: Deve ser mantido um tráfego em baixa velocidade, evitando manobras arriscadas que possam colocar outras embarcações em risco.
  6. Auxílio em Caso de Necessidade: Caso necessário, deve-se prestar auxílio a outras embarcações, exceto se representar perigo.
  7. Atenção nas Manobras Próximo ao Farol da Barra: Serão realizadas duas guinadas de 90° para boreste, invertendo o rumo da procissão. Comandantes devem estar atentos para evitar colisões.
  8. Cuidados na Chegada à Ponta de Humaitá: Evitar manobras próximas a embarcações fundeadas e atenção à presença de banhistas. É proibido aproximar-se a menos de 200 metros da praia.
  9. Proibição de Mergulho Durante o Cortejo: Não é permitido aos tripulantes e passageiros mergulharem no mar durante o cortejo.

Compromisso com a Segurança e a Tradição

A Capitania dos Portos da Bahia, ao estabelecer essas medidas, reforça seu compromisso com a segurança durante um dos eventos mais populares e valorizados do calendário baiano. Seguir estas recomendações é essencial para garantir a segurança de todos os participantes e o sucesso da Procissão Marítima de Bom Jesus dos Navegantes.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).