blank

Google News

Cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores e de Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), participaram na quarta-feira (04/05), do Simpósio das Aviações e da Infantaria 2022, promovido pelo Comando de Preparo (COMPREP).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O evento preparado especialmente para os cadetes do 4º ano, último ano da formação, teve por objetivo passar informações sobre o contexto atual e as projeções das Aviações e das Unidades de Segurança e Defesa da Força Aérea Brasileira (FAB), visando dar aos militares um maior conhecimento das atividades operacionais que os mesmos desenvolverão após formados.

O encontro contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major – Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso; do Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do COMPREP, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer; do Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do COMPREP, Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, além de Comandantes de Esquadrões e Chefes de Organizações Militares participantes do Simpósio.

blankPara o Major-Brigadeiro Medeiros, a atividade é fundamental nesse estágio da formação dos cadetes. “A importância de um Simpósio desse é apresentar o COMPREP e as suas capacidades, não de uma forma teórica, mas de uma forma bastante direta. Então, com a presença dos Comandantes de Esquadrão, cada um representando uma aviação, com a presença do Comando de Preparo, a gente está mostrando para eles o que é a nossa Força Aérea de Combate”, ressaltou.

O Brigadeiro Gobett agradeceu ao COMPREP por esse dia de aprendizado para os alunos. “É uma oportunidade única que o COMPREP nos proporciona de levar aos cadetes do 4º ano informações e conhecimento sobre as aviações que vão atuar a partir do ano que vem”, comentou.

blankDurante um dia intenso de atividades, os cadetes participaram de palestras, nas quais puderam esclarecer várias dúvidas com os Oficiais-Generais e com os Comandantes de Unidades Operacionais do COMPREP presentes. O Brigadeiro Queiroz se sentiu honrado em poder contribuir com a jornada. “É uma satisfação muito grande retornar ao berço de formação operacional da nossa Academia e poder contribuir com os cadetes nesse Simpósio da Infantaria da Aeronáutica para mostrar pra eles a projeção operacional em que vão se deparar daqui para frente”, destacou.

Oito aeronaves, pertencentes a esquadrões das diversas aviações da FAB, ficaram em exposição no pátio da AFA, para que os cadetes pudessem conhecer cada uma delas, bem como manter contato com os pilotos e tripulação.

blankO Cadete Aviador Bittar enfatizou a satisfação de poder obter mais conhecimentos. “Com toda certeza é muito gratificante termos tantos esquadrões reunidos aqui na academia da força aérea em prol da nossa formação, tenho certeza de que isto será de uma valia inestimável para nossa formação e que a gente consiga retribuir da maneira que a Força Aérea espera”, disse.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER