Crateús (CE) – O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandez Nunes, realizou, em 22 de agosto, uma visita operacional à Força-Tarefa Martim Soares Moreno, tropa da 10ª Região Militar (10ª RM) que está atuando na Operação Guararapes.

O General Richard, logo que chegou a Crateús (CE), visitou o 40º Batalhão de Infantaria (40º BI) e seguiu para Novo Oriente (CE). Lá, ele esteve no Centro de Operações da FT Martim Soares Moreno, onde recebeu um panorama geral sobre o andamento do exercício de adestramento naquela região.

Munido dessas informações, o general realizou a visita operacional à tropa e pôde visualizar, no terreno, o emprego do planejamento das ações. A Operação Guarapes simula um conflito entre países fronteiriços, desencadeando ações de concentração de meios, marcha para o combate, ataques coordenados e ocupações. Além disso, as tropas foram treinadas para pronto emprego em operações de Garantia da Votação e Apuração e de Garantia da Lei e da Ordem.

Participaram da atividade o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, e o Comandante da 10ª RM, General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, além do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, General de Brigada Danilo Mota Alencar, e do Comandante do 1° Grupamento de Engenharia, General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes.

Fonte: 10ª Região Militar
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui