São Paulo (SP) – Nomeado Comandante do Exército, o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva passou o comando do Comando Militar do Sudeste (CMSE) para o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, que assume interinamente o cargo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade de passagem de comando ocorreu nesta quarta-feira (25), no Quartel-General Integrado, com a presença dos Oficiais-Generais integrantes do Alto Comando do Exército e de antigos Comandantes Militares do Sudeste, como o General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque e o General de Exército João Camilo Pires de Campos.

A cerimônia teve início com a inauguração do retrato do General Tomás na galeria dos Comandantes Militares do Sudeste. Em seguida, os presentes se dirigiram ao Espaço Cultural, onde o General Tomás apresentou suas despedidas e, na sequência, transmitiu o cargo para o General Montenegro.

Novo Comandante do Exército

Natural de São Paulo (SP), o General Tomás incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981 e ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2019.

Entre as funções de destaque do General estão: Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, do Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, da 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, da 11ª Brigada de Infantaria Leve, da Academia Militar das Agulhas Negras, do Gabinete do Comandante do Exército e da 5ª Divisão de Exército. Também foi Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

O General Tomás esteve à frente do CMSE por 1 ano e 9 meses.

Comandante Militar do Sudeste interino

O General Montenegro assumiu o comando da 2ª Região Militar no dia 15 de dezembro do ano passado. Antes, ele exercia a função de Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações.

Nascido em Três Corações (MG), o General Montenegro incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 25 de fevereiro de 1984, na Academia Militar das Agulhas Negras, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1987 e foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2021.

O Comandante Militar do Sudeste interino comandou a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e a Brigada de Infantaria Pára-quedista. Ainda foi Chefe do Gabinete do Estado-Maior do Exército.

Comando Militar do Sudeste

Com vocação expedicionária, o CMSE é um dos oito Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro, instituição unida, com forte sentimento de pertencimento por parte de seus integrantes e sustentada por seus valores, pela ética e por tradições históricas.

Por meio da ação de comando e do pleno exercício da liderança em todos os níveis, o Exército Brasileiro mantém elevado espírito de corpo, agregando militares da ativa e veteranos, e permitindo o cumprimento de suas missões constitucionais de forma sinérgica e efetiva.

Fonte: Comando Militar do Sudeste

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).