No dia 11 de dezembro, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou a cerimônia de formatura de 394 alunos – 360 do sexo masculino e 34 do sexo feminino – que ingressaram no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico em 2021, a Turma Dom Pedro II. Concluído o primeiro ano nas fileiras do Exército, os alunos estão aptos a adentrar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Devido às restrições impostas pela emergência de saúde da covid-19, o público do evento foi restrito. Todos os convidados passaram por triagem e seguiram as restrições sanitárias impostas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades 
No dia 10 de dezembro, as atividades tiveram início com o tradicional Descerramento da Placa da Turma, momento que eterniza a passagem dos alunos pela “Casa Rosada”. Na sequência, foi realizada a Cerimônia de Assinatura do Livro de Honra e a entrega de prêmios aos alunos melhores classificados. O aluno Arthur Emerim Andres foi o primeiro colocado de 2021, demonstrando esforço, garra e bons resultados nas avaliações, sendo agraciado com diversos prêmios. Finalizando as atividades, ocorreram a missa católica, o culto evangélico e a reunião espírita em ação de graças pelo encerramento de mais um ano.

O dia 11 iniciou-se com a entrada dos alunos no Pátio Agulhas Negras. Dando sequência, a Turma Dom Pedro II deslocou-se para a Avenida Duque de Caxias para realizar a marcante saída pelos portões da EsPCEx. Na ocasião, os futuros cadetes do Brasil entoaram a canção da EsPCEx em homenagem à escola que os acolheu durante esse ano. Encolunados, eles marcharam em direção aos portões e rumo à AMAN. Ao final do Curso da AMAN da Turma Dom Pedro II, em 2025, serão comemorados os 200 anos do nascimento do último imperador do Brasil.

Estiveram presentes na cerimônia o Deputado Federal General Roberto Sebastião Peternelli Junior; o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, mais alta autoridade militar presente; o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amin Naves; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda; e demais autoridades civis e militares.

Fonte: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).